Peter Hook volta com o The Light este ano à América do Sul - e o Brasil está nessa!

06/07/2013 08:03

Este tem sido mesmo um ano de boas novas para os fãs brasileiros de Joy Division e New Order: o anúncio de Live at Bestival 2012 e a promessa do lançamento de um EP com o primeiro lote de material de estúdio inédito desde as faixas escritas para a trilha sonora do filme Control (2007) já eram suficientes para movimentar os fóruns e as páginas nas redes sociais, mas agora Peter Hook, o sempre idolatrado ex-baixista, resolveu brindar-nos com uma passagem pela América do Sul em outubro desde ano - e com duas datas agendadas no Brasil!

 

Hooky trará seu grupo The Light ao continente para apresentar sua mais recente turnê, na qual toca, na íntegra, os álbuns Movement (1981) e Power, Corruption and Lies (1983), dando prosseguimento ao seu projeto de apresentar ao vivo tudo o que o Joy Division e o New Order gravaram - pelo menos enquanto ele esteve ao lado dos ex-companheiros dessas duas bandas, é claro. O show, de lambuja, traz também todos os singles gravados no mesmo perído em que foram lançados os dois ábuns, bem como seus respectivos lados B. Isto quer dizer que os sul-americanos ouvirão clássicos como "Ceremony", "Everything's Gone Green", "Temptation" e "Blue Monday", além de canções que o público abaixo da Linha do Equador jamais teve oportunidade de ver ao vivo, como "In a Lonely Place", "Mesh", "Hurt" e até mesmo "The Beach"!

 

O Brasil já teve a chance de ver um de seus shows-tributo em junho de 2011. Naquela ocasião, ele e sua banda vieram apresentar o álbum Unknown Pleasures (1979), do Joy Division, em São Paulo (Estúdio Emme) e no Rio de Janeiro (Circo Voador). O curioso é que nesta época o músico e seus fiéis escudeiros já estavam rodando o mundo apresentando por completo o segundo álbum do Joy, Closer (1980), que infelizmente os brasileiros não tiveram a oportunidade de ver ao vivo - Hooky ficou nos devendo essa.

 

Na verdade, a próxima tour sul-americana consiste em passagens pelo Chile (uma data) e Brasil (duas datas). No nosso berço esplêndido, Hooky e o The Light se apresentarão no dia 04/10, no Cine Jóia (São Paulo), e, no dia seguinte (05/10), estarão no Bolshoi Pub (Goiânia). Desta vez o Rio de Janeiro ficou de fora, lamentavelmente. O show de 2011 no Circo Voador foi bem sucedido em termos de público e muita gente disse que foi melhor que o de São Paulo, apesar de que o som do vocal do baixista estava muito baixo. Logo, esta falta é um tanto inexplicável.

 

No link a seguir, direcionado para o site oficial do Peter Hook, temos mais detalhes. Mas o N.O. Way pede licença para fazer duas correções: a primeira é que, ao contrário do que diz o site, os ingressos, tanto no Cine Jóia quanto no Bolshoi Pub, não estão disponíveis ainda, ou pelo menos não para compra on line; a segunda é que o México não faz parte da América do Sul (corrige isso aí, sr. webmaster!).

 

Link: www.peterhook.co.uk/#/news/the-artipeter-hook-the-light-south-american-dates-in-late-sept-early-oct-13-performing-new-order-s-movement-and-power-corruption-lies-mexico-brazil-chilecle-title-goes-here