Morre Lou Reed, uma das principais influências do Joy Division e (do New Order)

27/10/2013 21:15

 

Essa é uma notícia que certamente nós do N.O. Way jamais gostaríamos de dar aos fãs do Joy Division, do New Order e do bom som alternativo em geral. Morreu hoje, aos 71 anos, o cantor e guitarrista Lou Reed, ex-membro fundador do lendário Velvet Underground na década de 1960 e prolífico artista solo a partir dos anos setenta. Reed, dentro e fora do Velvet Underground, foi, ao lado de David Bowie e de Iggy Pop, o homem cuja arte deu origem ao punk, ao pós-punk, à new wave, ao grunge e a quase tudo que nos últimos 30 anos foi taxado de "alternativo", "underground", "indie" ou "rock de garagem".

 

Lou Reed foi citado exaustivamente por Ian Curtis, Peter Hook e Bernard Sumner como uma de suas grandes influências nos tempos como Joy Division - que lançou uma versão ao vivo de "Sister Ray", do álbum White Light / White Heat do Velvet Underground, no LP póstumo Still (1981), e que mais tarde ganhou uma outra gravação, desta vez com o New Order, registrada para o CD BBC Radio 1 Live in Concert (1992). O New Order também já tocou ao vivo, em duas ocasiões, uma no Fox Theatre, em Atlanta (EUA, 1986) e outra no Philipshalle, em Düsseldorf (Alemanha, 1987), a música "Do the Ostrich".

 

Reed passou por um transplante de fígado em maio deste ano e, segundo fontes oficiais, sua morte foi causada por complicações decorrentes desse procedimento. 

 

Fica registrado aqui no N.O. Way nosso reconhecimento (e agradecimento): sem Velvet Underground / Lou Reed, não haveria Joy Division / New Order. Muito obrigado por tudo, Lou. Valeu mesmo.