Factory Records: Communications 1978-92 Sampler (Record Store Day) 10"

24/04/2013 09:10

Conforme já havíamos divulgado aqui mesmo em nossa página, no Record Store Day deste ano a Rhino Records (Warner) lançaria especialmente para o evento um EP de 10 polegadas, em tiragem limitada (3.000 cópias), contendo quatro faixas das principais estrelas da extinta (e cultuada) gravadora Factory Records: Joy Division, New Order, Durutti Column e Happy Mondays.

 

O vinil, intitulado Factory Records: Communications 1978-92, é, na verdade, um sampler do box set quádruplo homônimo lançado em 2009 e reproduz, inclusive, o mesmo projeto gráfico em sua capa - e que, por sua vez, foi "reciclado" do primeiro disco editado pela gravadora, o EP duplo A Factory Sampler, de 1978. 

 

A bolacha da Rhino que acabou de sair não traz nenhuma novidade para os fãs de Joy Division e New Order (ou das outras duas bandas). As versões das faixas escolhidas já viram a luz do dia em outros formatos. No lado um temos a robótica versão do single de 12" de "She's Lost Control" (Joy Division) e o mix original de "1963" (New Order), lançado inicialmente como lado B de "True Faith"; já o lado dois traz "Otis" (Durutti Column), originalmente lançada no álbum Vini Reilly (1989), e um remix de "Loose Fit" (Happy Mondays) também extraído de um single de 12", embora a faixa tenha sido primeiramente lançada no álbum Pills 'n' Thrills and Bellyaches (1990).

 

Mas a coisa mais curiosa à respeito desse sampler é que, das quatro faixas selecionadas, apenas uma - "She's Lost Control [12" Version]" - faz parte efetivamente do box set. As outras três foram incluídas apenas em uma versão para download disponível no site da Amazon inglesa.

 

Embora o disco ofereça aquilo que qualquer fã já tem, vale como item de colecionador por ter uma tiragem limitada. Porém, quem quiser comprar pelas lojas virtuais, infelizmente terá grande dificuldade de encontrá-lo, pois os que estavam em estoque praticamente se esgotaram. O jeito será recorrer ao eBay, porém os preços das ofertas "Buy Now" variam entre US$ 45 e US$ 50. Bem salgado, se levarmos em consideração que ainda falta incluir o frete.