Avaliamos os Factory Records' Postcard Set 1978-1982 e Enamel Badges da Polite Cards

23/11/2014 20:41

Fãs da categoria hardcore dificilmente se contentam apenas com uma coleção de discos e de recortes de revistas e jornais de seus ídolos. Via de regra, seus acervo incluem fotos posadas com seus heróis, autógrafos, gravações piratas, livros, vídeos, canhotos de ingressos de shows, pôsteres, flyers... ou seja, no mínimo um cômodo da casa inteiro abarrotado de material de todo o tipo. 

Visando os fãs de Joy Division, New Order, Factory Records e toda a cena pós-punk / new wave de Manchester do final da década de 1970 e início da de 1980, a empresa Polite Cards, especializada na comercialização de trabalhos de artistas contemporâneos em objetos como cadernos, blocos, canecas e, principalmente, cartões postais, lançou no ano passado três box sets: Joy Division by Kevin Cummins, Factory Records Postcard Set 1978-1982 e Factory Records Enamel Badges 2013.

Para fazer este review, infelizmente não conseguimos encomendar o Joy Division by Kevin Cummins, pois este item já se encontra completamente esgotado. Trata-se de uma caixinha com vinte postais trazendo fotos do Joy Division em preto-e-branco tiradas pelo fotógrafo Kevin Cummins. Mas como já possuíamos o photobook "Joy Division", que traz o material de Cummins na íntegra, não chegamos a lamentar o fato de não conseguirmos encomendar o box. Felizmente, foi fácil fazer o pedido dos outros dois sets. O problema é que o pedido foi feito em julho e a encomenda só chegou agora, em novembro. Mas não foi culpa da Polite. Provavelmente, a responsabilidade é da Aduana aqui no Brasil: com o código de rastreio do pacote nas mãos, foi possível constatar que o pedido ficou parado em Curitiba desde agosto. 

Deixando de lado os aborrecimentos com o tempo de espera, vamos ao que interessa. Começando pelo Factory Records Postcard Set, uma das coisas bacanas é que a caixinha imita os elegantes estojos das fitinhas cassete dos álbuns lançados pela Factory (estética que é seguida, também, pela outra caixa). No interior do bibelô, um encarte de papel manteiga com citações dos homens que criaram um dos empreendimentos musicais mais revolucionários da história da música popular do final do século XX - Tony Wilson, Alan Erasmus, Rob Gretton, Martin Hannett e Peter Saville. Desses, como todos sabem apenas Erasmus e Saville estão vivos.  Mas o que realmente interessa no set são os 25 postais que trazem reproduções de capas e encartes de discos (Return of the Durutti Column, de Durutti Column, Electricity, de OMD, Closer, de Joy Division, Movement, do New Order), de pôsteres de shows (da noite de estreia do Factory Club, o famoso FAC-1, ao de um concerto do New Order no Anciènne Belgique, em 1982), além de fotos, como uma do interior do mitológico nightclub Haçienda. Por outro lado, boa parte desse material já pôde ser visto no livro ilustrado Factory Records: The Complete Graphic Album, de Matthew Robertson.

Por sua vez, Factory Records Enamel Badges 2013 é a reedição do set lançado em dezembro do ano anterior e que vendeu feito água no deserto, esgotando em pouquíssimo tempo (no momento em que escrevemos este review, a versão 2013 já se encontra esgotada também). A caixinha contém duas réplicas dos broches de metal com acabamento esmaltado elaborado pelo designer Peter Saville e lançados pela Factory originalmente em 1984 nas cores preta e vermelha com a logo original da gravadora. Além disso, inclui um terceiro broche cuja história é interessante: trata-se de um pin baseado em uma outra logomarca da Factory (aquela com a bigorna, a engrenagem e o paquímetro) que foi produzido em 2008 de forma não oficial por um fã e que a Polite, conjuntamente com a Factory Editions, "legalizou" por ocasião do lançamento da caixinha Enamel Badges. Mas o que chama a atenção nesse set, mais do que a beleza dos broches e o capricho no acabamento dos mesmos, é que eles são muito leves, o que levanta suspeitas sobre se seriam mesmo de metal como os originais ou se são de material menos nobre e, no final, receberam um "disfarce" metálico. O encarte em papel vegetal que vem dentro do estojo não esclarece muito sobre os materiais utilizados, exceto de que são esmaltados ("enamel" em inglês). Além disso, o produto vem com um postal do outro set de brinde - o que encomendamos trouxe uma foto de Rob Gretton, que era também empresário do New Order, saltando sobre um parquímetro.

Naturalmente, como dissemos no primeiro parágrafo, são itens para fãs do chamado "alto escalão": mais ninguem gastaria 50 libras nesses itens, sem contar o frete.