"Peel Sessions" retornam ao mercado em vinis não oficiais

02/06/2013 08:36

 

Frequentadores assíduos de lojas de discos na Europa e colecionadores em busca de tesouros no eBay deram de cara com dois estranhos OVNI's nos últimos meses: os ábuns Peel Sessions do Joy Division e do New Order relançados em vinil.

 

Lançados pela primeira vez em 1990 pela gravadora Strange Fruit, criada para a distribuição e comercialização de gravações relacionadas à BBC, incluindo as famosas "Peel Sessions" (o antológico programa do DJ e radialista John Peel na Radio 1 no qual apresentava em seu estúdio bandas tanto famosas quanto alternativas), cada álbum reunia faixas lançadas originalmente em EP's. As "Peel Sessions" do Joy Division foram ao ar em 17 de fevereiro e 10 de dezembro de 1979 e tiveram seus primeiros lançamentos em vinil em 1986 e 1987; as do New Order foram transmitidas em 26 de janeiro de 1981 e 1º de junho de 1982 e os respectivos extended plays também foram para o mercado em 86/87. 

 

Só na década de 1990 que a Strange Fruit resolveu fundir os EPs com as "Peel Sessions" do Joy Division e do New Order em dois álbuns, um para cada banda. Mais tarde, no ano 2000, os dois discos foram relançados em CD como New Order: The John Peel Sessions e Joy Division: The Complete BBC Recordings, sendo que este último incluía como bônus "Transmission" e "She's Lost Control" gravadas ao vivo no programa de TV "Something Else" em setembro de 1979 e uma entrevista de Ian Curtis e Stephen Morris com Richard Skinner.

 

Mas os dois LP's Peel Sessions que apareceram nas lojas são edições piratas, já que a Strange Fruit oficialmente fechou as portas em 2004. O do New Order vem em vinil transparente, enquanto que o Joy Division é do tipo "mesclado", nas cores púrpura/cinza. Certamente, é para colecionadores mais excêntricos.